sexta-feira, janeiro 28

Antes que o Mundo Acabe


Não costumo postar duas vezes no mesmo dia, mas, como o cinema de arte do multiplex do Iguatemi vai exibir "Antes que o Mundo Acabe" este final de semana, senti vontade de falar alguma coisa. É um filme gaúcho que marca a estréia de Ana Luiza Azevedo na direção. Conta a história de adolescentes que começam a enfrentar os primeiros problemas da vida adulta.

Daniel, 15 anos, de classe média é filho de um fotógrafo, que tem o seu mesmo nome, que está na Tailândia, participando de um projeto fotográfico que dá o título do filme. Ele não conhece o pai. Nunca viu, e trata como pai o atual marido de sua mãe. Tem uma irmã, Maria Clara, que é mais ou menos o alterego infantil da história.

A trama é bem costurada. A namorada de Daniel, Jasmim, resolve dar um tempo e fica com o amigo de ambos, Lucas. Um menino pobre, mas considerado exemplo na escola Dom Bosco, onde estuda com uma bolsa. O rompimento de Jasmim mexe com o ego de Daniel, que passa a receber cartas de seu pai, que se encontra enfermo na Tailândia. A princípio ele reluta em abri-las mas a curiosidade o compele a conhecer o conteúdo das correspondências.

Daniel passa então a ter o primeiro contato com o pai, a partir do que vem nas cartas, fotos e textos escritas a máquina de datilografar, dessas bem antigas, passa a conhecê-lo melhor, e a suas motivações.

Ao mesmo tempo que o roteiro se enfronha nessa relação incomum entre pai e filho, vai nos desvendando os valores e princípios dos jovens envolvidos na trama. Daniel conhece depcepção amorosa, toma o seu primeiro porre e também chega a furtar três bombons em uma viagem a Porto Alegre, acompanhado de seus amigos Lucas e Jasmim.

Todas as questões são abordadas com leveza, que acredito ter a ver com a mão feminina que conduz a direção. Não faz juizo de valores e mostra como as falhas humanas podem ser absorvidas sem que haja bons ou maus, fortes ou fracos. Tudo faz parte de nossa natureza. Antes que o Mundo Acabe vale a pena ser visto, independente da idade que você possa ter. Muito belo o tratamento dado a uma cidade do interior gaúcho, onde o principal meio de transporte é a bicicleta. Este filme ganhou alguns prêmios na Alemanha, no Uruguai e em são Paulo. Recomendo.

Direção: Ana Luiza Azevedo
Roteiro: Paulo Halm,Ana Luiza Azevedo
Elenco: Janaina Kremer (Elaine), Eduardo da Luz Moreira, Pedro Tergolina

Nenhum comentário: