quarta-feira, dezembro 31

Vamos bater lata


Numa eleição vence o candidato que consegue melhor convencer aos eleitores de que é o melhor, o mais preparado e o mais confiável para atender aos anseios de seus votantes. Parece óbvio mas essas regras, em muito casos, sãos esquecidas e não raras vezes candidatos são ridicularizados pelos resultados das urnas. Comum também é ver postulantes meterem os pés pelas mãos e cometerem sucessão de erros capaz de deixar o barco fazendo água, prestes a ir a pique.

Hoje li a coluna de política do jornal O Povo. É feita uma avaliação do cenário na Câmara Municipal, que amanhã troca de presidente pelo voto. Salmito Filho, do PT teve seu caminho asfaltado, ao longo dos últimos três meses, pela mais completa ausência de um opositor efetivo que pudesse se contrapor aos desejos do petista. De última hora, surge o adversário Elpídio Nogueira, do PSB, irmão do deputado estadual José Sarto (PSB), que é das rodas de cafezinho do governador Cid Gomes.

Pelos laços sangüineos é um candidato de peso. Sarto já foi presidente da Câmara Municipal e tem participado diretamente de todas as articulações para eleições de Mesa Diretora do legislativo da capital. Salvo melhor juízo, sempre com sucesso, desde 1988. Em todas esses momentos contou com o apoio do amigo, quase inseparável, deputado Carlomano Marques (PMDB), que entrou na vida pública ao mesmo tempo de Sarto, como vereador, e chegou a Assembléia na mesma eleição de seu parceiro de andanças políticas.

Para a refrega de agora, os dois superaram antigas questiúnculas por conta de uns votos no município de Amontada. O prefeito de lá, que apoiava Carlomano, passou a render loas a Sarto. O peemedebista acha ou achava que Sarto o cooptou, coisa que o “socialista” jura de pés juntos que não aconteceu. Mas isso já ficou para o passado e ambos têm trabalhado em busca do poder para Elpídio. Esta dupla unida em prol de um objetivo não é pouca coisa e jamais deve ser desconsiderada ou desprezada.

Mas dessa vez, com o bonde andando, não creio que haverá qualquer alteração na paisagem que se mostra amplamente favorável a Salmito. O petista conseguiu tratorar as pretensões do líder da prefeita, Guilherme Sampaio . Este, achando que desdenhar do poder lhe traria a unção de seus pares (numa versão reduzida e caricata da Janio Quadros), ficou a ver do cais navios passando ao largo. Uma inversão de resultado só poderia acontecer com muita competência política de muitas partes. E isso é produto que está em falta. Quem sabe eu queime a língua, e não estarei aqui para saber. Parto, ainda hoje, para terras sem rádio e sem notícias das terras civilizadas. Até a próxima semana.

Aos poucos que me acompanham e aos muitos que aqui não passam meus votos de um ano de luz.

Playlist para os próximos dias
Buena Vista Social Club
Thelonius Monk
Creedence
Santana
Marcelo D2
Moinho
Chicas
Almann Brothers
Led Zepellin
The Band
Jorge Ben
Costa a Costa
Eliana Printes
Sérgio Dias
Berimbrown

Entre outros

3 comentários:

Fernanda Sousa disse...

Feliz ano novo pra nós!! E o meu desejo é que, o povo aprenda a votar, incluindo Eu!
=]

eu tbm gosto do Buena Vista. Na verdade tenho toda a obra deles em mp3...é confesso, eu sou meio doente.
;]

Anônimo disse...

tem Santana duas vezes. ah, e deu Salmito. feliz 2009!

Carolina Dutra disse...

Chicas!!! muito bom!

"Feliz é viver o presente e deixar fluir o que sente e não se importar com o que os outros pensam sobre você"

feliz ano todo!