domingo, janeiro 4

Diário de bordo interestelar


Já havia dito que não iria retornar a Almofala na passagem do ano, da mesma forma como tantas vezes já fiz. O destino era o Crato mas, por força das circunstâncias, desembarquei mais uma vez na praia de Itarema, que você pode fazer uma idéia através da foto. (para ampliar é só clicar sobre a imagem).

Fomos pela recém inaugurada rodovia estruturante, que vai agora até Jijoca. Antes, o final da estrada era Itapipoca. A distância foi encurtada em cerca de 40 quilômetros, com asfalto de primeira qualidade. O progresso chega, como há alguns anos trouxe também a energia elétrica. Em poucos anos saímos da lamparina para o conforto da modernidade. A casa agora tem todos os eletrodomésticos, inclusive a tão renegada televisão. Até telão dessa vez se fez presente. Em compensação as conversas e as rodas de música foram restringidas.

Na praia, ainda reina o sossego. Mas a melhoria da rodovia acentuou o número de visitantes que chegam com os seus indefectíveis 4x4 com ares de conquistadores modernos. Já há também uma pousada em Almofola, para tirar proveito do tornitruante turismo que bate a nossas portas. Não há outro horizonte a vista que não a praia ser invadida por vândalos de todos os recantos, montados em seus veículos motorizados, pondo em risco a vida de todos e tornando um lugar paradisíaco em mais um ambiente de farofais.

A cada nova estrada aberta rasgando os sertões rumo aos litorais esse nosso estado vai se assemelhando a uma sucursal do inferno.

3 comentários:

Anônimo disse...

pessimismo a parte, bela praia, ótima estrada e um feliz programa, meu caro.

Fernanda Sousa disse...

quando fui a Canoa em novembro, vi uma boa parte da área q hje é usada pra fazer os passeios de bugre, loteada...é mto triste. toda a beirada da praia a venda...deveria ser proibido isso!
=[

Anônimo disse...

E na verdade é proibido, só não é cumprido!