quarta-feira, maio 6

Questão de mau gosto

Algumas coisas eu sempre achei esquisitas. Outras, passei a achar. Não consigo mais hoje conceber como é que alguém que nunca foi ao Rio de Janeiro, não sabe nem aonde fica a praia do Flamengo e muito menos a Gávea se engraça por um time que tem como mascote um urubu. Acho vergonhoso isso. Principalmente quando se trata de um povo de um estado que é totalmente discriminado de todas as formas. Gente que sofre como ninguém por conta de um desequilíbrio econômico regional severo. Como não existe em nenhum outro país do mundo.

No Castelão, vai rolar a bola para decidir que avança na Copa do Brasil. Fortaleza pega o Flamengo, e suspeita-se que o estádio será praticamente neutro. Porque o torcedor das bandas de cima do país teima em bater palmas para os nossos conquistadores. Torcida do Ceará vai travestir-se de rubronegro, e gritar como se carioca fosse. Coisa mais boba. Não consigo imaginar um paulista torcendo pelo Vasco nem um catarinense desfraldando a bandeira do Inter ou do Grêmio. Mas povo colonizado é povo colonizado, pode ter certeza.

Não adiantou anos e anos de esquerda bradar contra o imperialismo ianque. Parece que está no sangue dos subjugados amar com toda força o estrangeiro. Em Sobral, cidade que hoje está debaixo d’água, já presenciei carreata para festejar título do campeão carioca. Cena patética e constrangedora. E ainda há quem diga que isso é a coisa mais normal do mundo. Normal porque faz parte da ideologia da rede Globo impingir ao país toda a carioquês cultura. Novelas, minisséries, produção cultural, peças de teatro, cinema. Tudo preparado para o restante do país tecer reverências aos nossos aculturadores. Enquanto isso, prefiro não pensar que essa babaquice vai acontecer logo mais.

4 comentários:

Ana Paula Morais disse...

E o fumo entrou onde? onde? onde?

HO HO HO

Mosana disse...

eu sou vascaína e carioca.
moro em sp. odeio a pergunta, não, mas é vasco no rio.. e aqui?
mas tb não entendo esse povo que nunca nem "participou" da vida do time.. viu somente pela TV quando muito.. e torce..
vai entender.
Não concordo que isso seja autoria da globo.. mas acho que ela contribui para algumas coisas sim..
Mas eu sou carioca né, nem posso falar nada.
Kisses

Fernanda Sousa disse...

deixa o povo ser feliz, Julio. o povo precisa de um pouquinho de ópio.
=]

Anônimo disse...

Concordo plenamente com você! Acho que me encaixo naquela comunidade do orkut: Eu sinto vergonha alheia! Eu sinto vergonha do meu país. E acho que esse ópio gera muita é violência.