sábado, junho 14

#100


Depois de dois filmes que ficam entre o frustrante e o entediante – Homem de Ferro e o novo Indiana Jones – assisti nesta quarta-feira o Sonho de Cassandra, do Woody Allen, terceiro dele rodado em terras saxônicas. Este não é o que se pode chamar de imperdível, mas vale. O filme é contagiado por uma atmosfera tensa, bem ao estilo do autor, e prende a atenção da gente até o fim. Conta a história de dois irmãos que possuem ambições muito além de suas possibilidades circunstanciais e se embrenham em um labirinto perigoso que tem final inesperado. Na próxima semana, quero assistir Antes que o Diabo Saiba que Você Morreu. Se alguém quiser ir junto, sinta-se convidado.

Interessante como a matrix continua de vento em popa, apesar de todos os avisos, de todas as reflexões que já se fez em cima do Mito da Caverna de Platão. Tudo muda para continuar do mesmo jeito. Pequenas concessões são feitas, e sem tem um ar aparentemente respirável, no que diz respeito aos anseios de liberdade de uma sociedade.

Teoricamente se vive em uma sociedade com liberdade de expressão. Porém pouca gente sabe que o exercício dessa liberdade necessita de um bom acúmulo de capital. E quem tem o dom de explorar a mais valia vai reproduzir apenas as idéias que lhe interessam, of course my dear. Trazendo para o populacho, os movimentos sociais ficam cada vez mais esquecidos, só entrando na pauta ou na ordem do dia, quando se quer atingir alguém que se pretende inatingível.

Sem Terra, Sem Teto, professores despreparados e mal remunerados, sistemas de saúde beirando o caos, a dengue invadindo os lares, trânsito travado em toda a cidade. Educação de faz de conta, deixando toda uma juventude às cegas após anos a fio em bancos escolares. Violência combatida com hilux. Mesmo veículo que transportava dois sargentos da CPRV para extorquir motoristas incautos em plena Washington Soares.

Na disso muda. Em outubro teremos uma eleição de chapa única. Luizianne Lins é imbatível. Não pelo que ela fez (nada) ou deixou de fazer. Mas pela mediocridade reinante na cidade, nos partidos, nas pessoas, nos líderes e liderados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Well done for this wonderful blog.

www.jotelog.cl/jornalintimo disse...

É, Julio, tenho muito a aprender com você. Sinto-me mais pequenina hoje.
Eu ia até me convidar pra assistir Antes que o Diabo Saiba que Você Morreu, mas, sendo sincera, nada me atrai muito no título nem na sinopse. Acho que hoje vou assistir A Família Savage, mas nada confirmado ainda.
Ainda estou em processo de regurgitação e digestão da conversa de ontem.
Beijão

www.jotelog.cl/jornalintimo disse...

Ah, sim, esqueci de responder:
acabei Chega de Saudade, Ruy Castro, e tô no comecinho de A Viagem de Theo, Catherine Clemént
(o primeiro parece ser melhor, mas vamos ver). E o próximo vai ser A Velocidade da Luz, Javier Cercas.